terça-feira, 4 de março de 2008

Fontanela ou Moleira

Olá!
Recentemente houvi algumas histórias de terror sobre a moleira, resumidamente ouvi falar que quando a moleira se fecha antes de um ano de idade do bebê pode causa problemas ao célebro do bebê, chegando a se tornar uma criança especial, tendo de estudar na APAE.

Bom... diante desta história o mínimo que eu poderia fazer é consultar o pediatra, foi oque fizemos, ele me confirmou esta história e me disse que se isto acontecer será necessário abrir uma moleira artificial através de cirurgia.


Segue alguns esclarecimentos sobre moleira.

copy and past
O QUE É A MOLEIRA DO BEBÊ?

Existem duas "moleiras" (ou fontanelas, que é o nome científico). Uma na parte da frente da cabeça e outra menor, na parte de tras. São espaços abertos entre alguns ossos do crânio, cuja função é permitir o crescimento do cérebro e portanto da cabeça.
O exame da fontanela traz muitas informações importantes ao pediatra, através da analise do seu tamanho e da sua "tensão".
A fontanela normal é plana ou ligeiramente baixa, podendo pulsar ou não. Uma fontanela muito baixa pode significar que o bebê necessita tomar liquido; ja a fontanela abaulada (formando um "calombo" para cima) pode significar problemas mais sérios, principalmente se acompahada de sintomas como febre ou vómitos. A fontanela posterior pode ja estar fechada ao nascimento ou fechar nos primeiros meses de vida. A anterior fecha ao redor de 1 ano de idade. O crescimento do crânio é acompanhado mensalmente pelo pediatra no primeiro ano de vida, através da medida do perímetro cefálico.

São 3 partes conhecidas como frontal, lateral e posterior. A frontal se fecha até o 16 mês e as outras duas se fecham atê o segundo mês de vida.
A Moleira, aparentemente frágil é na verdade uma formação de tecido fibroso denso absolutamente normal, não sendo necessário nenhum cuidado extra ao tomado normalmente com a cabeça de uma criança.
A sua principal função é possibilitar a contração da caixa craniana na hora do parto, facilitando assim a passagem da cabeça do bebê pelo canal vaginal. Essa contração resulta, em alguns casos, em pequenas deformações no crânio que, geralmente, fica mais comprido. Mas não é necessário maiores preocupações pois aos poucos a cabeça volta à forma normal, arredondada.
Uma outra razão é o fato de permitir ao cérebro a flexibilidade necessária para se expandir. O cerébro aumenta ao final do primeiro ano, 135 % do tamanho em relação ao momento do parto e chega a 50 % da dimensão, que terá como adulto. Por isso que nesta idade a cabeça é desproporcional ao corpo.
Não se preocupe se:
•Perceber a pulsação na moleira ( é normal )
•A Moleira pulsar mais forte quando o bebê chorar
•Fechar antes da hora
•Se até 2 anos de idade, não tiver fechado
Consulte o Pediatra se:
•A Moleira estiver afundada ( pode ser um sinal de desidratação )
•A Moleira estiver abaulada ( pode caracterizar uma doença mais grave )
•Alteração anormal na forma do crânio



Uma moleira tensionada é sinal de doença.
Em termos

Nem sempre esse dado é verdadeiro. Mas, se a criança apresentar outros sintomas aliados, como vômito, diarréia ou febre, o mais prudente é investigar a possibilidade de uma doença infecciosa. Se a moleira estiver tensionada e o pequeno não demonstrar outros sinais, essa hipótese deve ser descartada. Portanto, lá vai um recadinho para as mamães mais aflitas: só o pediatra consegue avaliar e diagnosticar algum problema. Caso percebam uma tensão, mas sem outros sintomas simultâneos, não há motivo para preocupações


A moleira começa a fechar a partir dos 6 meses.
Verdade

O processo se inicia aos 6 meses e termina por volta de 1 ano e meio. Se a moleira fechar antes do tempo, é prudente um acompanhamento mais rigoroso para descartar a possibilidade de um problema ósseo ou no sistema nervoso. Por isso, as visitas ao pediatra são fundamentais no primeiro ano. Nelas, o médico vai analisar o crescimento, o tamanho e a tensão.

Nem sempre uma moleira que demora a fechar deve ser motivo de preocupação.
Verdade

Realmente, existem casos em que após 1 ano e meio ou até mais não existe evolução ea moleira continua aberta. Alguns bebês podem nascer com hidrocefalia compensada. Apesar do nome assustador, não é nada grave. Mesmo tendo o perímetro cefálico maior e a moleira mais aparente a criança consegue levar vida normal. Uma outra possibilidade são os bebês que nascem com o crânio maior do que a média por um fator genético, porém, sem relevância. O único inconveniente é que a moleira se mantém aberta por mais tempo.


Apesar de sensível, a moleira tem proteção.
Verdade

O medo dos pais é que ocorra alguma lesâo cerebral. Mas tocar ou acidentalmente bater levemente nessa região não deve ser motivo para alardes. Mesmo sensível e sem proteção óssea, a moleira é mais resistente do que se imagina.

Pode-se lavar a cabeça do bebê todos os dias.
Verdade

Durante o banho não há necessidade de se tomar nenhum cuidado especial. A cabecinha pode ser lavada, inclusive a região da moleira. Enxugar e pentear os cabelinhos também está liberado desde o nascimento. Sempre, é claro com delicadeza.

Se o bebê bater o local, terá problemas sérios.
Em termos

O que pode acontecer com um tombo ou batida forte é um traumatismo craniano. Aliás, a presença da moleira até pode ajudar quando houver uma queda, pois ela proporciona maior mobilidade aos ossos, evitando assim uma possível fratura.


Cuidados especiais são fundamentais.
Em termos

Os cuidados com a moleira devem ser iguais para toda e qualquer parte do corpo que se possa machucar. De qualquer forma, vale lembrar a importância de ficar atenta e não deixar o bebê sozinho no trocador ou em cima da cama. Esses são os lugares mais suscetíveis a uma queda.

Referências:
http://www.aloes.com.br/dicas.asp?eta=1&a=19
http://www.medio.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=372&Itemid=72

15 comentários:

Unknown disse...

Boa noite aos leitores deste blog. Meu segundo filho tem de 1 ano e 7 meses e a fontanela dele ainda está aberta, já foram feitos vários exames e graças a Deus, nenhuma anormalidade foi encontrada. Ele ainda não anda sozinho, sempre com apoio, está fazendo estimulação precoce, percebemos muita insegurança. Ele está sendo acompanhado por Neuro-pediatra, ela solicitou uma Ressonância Magnética e alguns exames laboratoriais, estou otimistas e crente de que nada sério há com meu filho. Ele é muito inteligente, já frequenta a escola e nada o difere das outras crianças da sua idade, a não ser o fato de ainda não andar sozinho.
Depois volto a comentar aqui, quando tiver os resultados dos exames, e tenho fé, tudo sairá como esperado, TUDO BEM. Paz e bem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Polly disse...

Boa noite.
Minha filha tem 1 mes de idade
e bateu a moleira dela na mesa do computador.Será que tem algum problema,mais serio?

Perpetua Coura disse...

Boa Noite,
tenho um amigo de 50 anos e, ao que me pareceu no contato, ele tem a moleira bastante funda. Quando criança, ele fez uso de gardenal por um certo tempo e, atualmente, foi-lhe diagnosticado Esquisofrenia moderada.
Gostaria de perguntar se os três fatores teriam ligação.
Penha

Humberto disse...

Boa noite!
Nunca me preocupei com isso, mas hoje vendo este assunto, queria esclarecer tenho 36 anos e até hoje tenho a minha moleira aberta,isso é caso de me preocupar?
Obrigado

Humberto disse...

Boa noite!
Nunca me preocupei com isso, mas hoje vendo este assunto, queria esclarecer tenho 36 anos e até hoje tenho a minha moleira aberta,isso é caso de me preocupar?
Obrigado

Anônimo disse...

Obrigada pelo esclarecimento, Clayton. Sou mãe de primeira viagem e fiquei desesperada hoje cedo porque minha neném esbarrou com a cabeça no canto do carrinho e chorou. Passei o maior tempão tocando na moleira dela para ver se havia acontecido algo. Graças a Deus ela está bem, aqui do meu lado, olhando para mim. Uma das minhas poucas fontes de conhecimento sobre bebês para mim é a internet, por isso agradeço mil vezes a todas as pessoas que postam sobre o assunto com seriedade. Obrigada!

Unknown disse...

BOA NOITE,HOJE POR VOLTA DAS 01H E 20 MINUTOS FUI ACORDADO POR MINHA MULHER DESESPERADA POIS ELE SENTOU-SE NA CAMA PARA AMAMENTAR NOSSO BEBE DE APENAS 20 DIAS,E ELA ADORMECEU EU DORMINDO ENCOSTEI O ANTI BRAÇO NA CABEÇA DO BEBE, SERÁ QUE TEM ALGUM PROBLEMA, JÁ VERIFIQUEI AS PUPILAS DO BEBE E NAO VI NENHUMA DIFERENÇA ENTRE ELAS, O QUE EU FAÇO! QUAIS OS SINTOMAS MAIS COMUNS SE HA ALGUMA LESAO!

OBRIGADO!

Unknown disse...

BOA NOITE,HOJE POR VOLTA DAS 01H E 20 MINUTOS FUI ACORDADO POR MINHA MULHER DESESPERADA POIS ELE SENTOU-SE NA CAMA PARA AMAMENTAR NOSSO BEBE DE APENAS 20 DIAS,E ELA ADORMECEU EU DORMINDO ENCOSTEI O ANTI BRAÇO NA CABEÇA DO BEBE, SERÁ QUE TEM ALGUM PROBLEMA, JÁ VERIFIQUEI AS PUPILAS DO BEBE E NAO VI NENHUMA DIFERENÇA ENTRE ELAS, O QUE EU FAÇO! QUAIS OS SINTOMAS MAIS COMUNS SE HA ALGUMA LESAO!

OBRIGADO!

Unknown disse...

Oi maria. Como está seu bebê? Descobriu algo? A fontenela da minha bebê ainda não fechou, estou me preocupando.

Unknown disse...

Oi maria. Como está seu bebê? Descobriu algo? A fontenela da minha bebê ainda não fechou, estou me preocupando.

Andressa de lima disse...

Oi meu nome é andressa minha filha tem 2 e meio e a ainda não fechou a moleira dela é normal

Andressa de lima disse...

Oi meu nome é andressa minha filha tem 2 e meio e a ainda não fechou a moleira dela é normal

RPG CURTA ESTA AVENTURA disse...

Tenho 38 anos e minha mouleira não fechou , tenho muita ansiedade e dores de cabeça enxaquecas oque fazer?

Unknown disse...

Meu marido foi botar a BB q tem 22 dias de nascido na nossa cama soh q na hora de botar a BB na cama ele soltou um pouco a cabeça da BB na hora de botar ela na cama tô preocupada com a moleira de trás dela pq ela chorou na hora q ele soltou a BB na cama
Tenho medo q tenha machucado a moleira dela.alguem mim ajuda