terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Cólica....

Sim, bebês têm cólicas, seja por gazes seja por sua flora intestinal estar se formando. Procure evitá-la, pois É UM INFERNO VER O SEU FILHO CHORAR DE FORMA INCONSOLÁVEL. A única coisa que o faz parar é fazer a cólica cessar.

Algo que pode colaborar para não deixá-lo ter cólica é sempre fazê-lo arrotar após as mamadas. Se você já faz isto, reavalie se o seu bebê esta arrotando o suficiente, a minha filha arrota várias vezes, como nunca cuidei de um bebê na vida eu assustei com a quantidade de vezes que isto acontece.

Se seu bebê já esta com cólica procure fazer uma bolsa de água morna, esquentando a barriguinha do neném este tormento tende a cessar mais rápido. Você pode fazer uma bolsa de água caseira com uma bexiga. Quando você desconfiar que esta passando por este problema coloque um pouco de água dentro, assopre para colocar um pouco de ar, amarre para não vazar nada, coloque a bexiga em uma panela com água, leve esta ao fogo e espere mornar, cuide para não esquentar muito, afinal você vai colocá-la em contato com a barriguinha para esquentá-la e não para queimá-la. Portanto, tenha sempre um pacote de bexigas em casa.

É incrível como passear de carro alivia o sofrimento do bebê que esta com cólica. Acredito que isto acontece devido a trepidação do carro, algo que pode ser simulado nos braços dos pais :D

Outra dica não menos importante é deitar o bebe de barriga para baixo sobre nós, para isto você deve deitar-se de forma inclinada, quase sentado, e deitar o bebe com a barriguinha dele sobre você. Isto também irá aquecê-lo, mas se o bebê estiver muito agitado isto não deve funcionar.

Terceira e importante dica. EM CASO DE CÓLICA, TENHA PACIÊNCIA. Eu não tive muita na minha primeira experiência, e queria sair de madrugada pra ir ao pediatra 24h do meu plano de saúde de qualquer jeito.

De mama no peito, a mamãe é perfeita, o bebê até os 6 meses não precisa de nenhum alimento diferente do provido pelo seio da mãe, se fosse pro bebê se alimentar de leite e de cházinho, a mãe teria um peito de leite e outro de chá. O leite materno se dado na posição correta não provoca cólica, pois o bebê não vai ingerir ar, mas pode acontecer, porém, em menor quantidade (bem menos) se comparado com a mamadeira.

Apesar de ser um procedimento natural, 70% das mulheres que decidem pelo aleitamento materno passam por algum tipo de dificuldade. Por isso, insista

Procure orientação com seu pediatra ou mastologista sobre como é correto dar de mamar, se possível peça para alguém demonstrar para você e te ajudar nas primeiras mamadas, não é facil fazer certinho. Existe toda uma técnica, existe uma forma correta de segurar e de se colocar o bico do seio na boca do nenem. Também existe uma forma correta do bebê se posicionar inclusive uma forma correta da boquinha dele ficar (boquinha de peixe). A posição correta não faz barulho e não doi.




Oquê você prefere?
( ) A mãe tendo dor no peito e sangrando, por estar com o peito rachado de mamar.
( ) O bebê chorando de forma inconsolável e estridente de cólica durante pelo menos 4 mêses, porque você esta alimentando-o com leite NAN.
Mais cedo ou mais tarde vocês terão de fazer esta escolha.


Links:
Dar de mamar é bom!
Amamentar é uma questão de coração
12 atitudes que fazem a diferença na amamentação
Como previnir e tratar os problemas mais comuns da amamentação
Meu bebê deve ou não arrotar?

videos

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Tenha seu filho no parto normal.

De preferência faça o parto normal, evite cesariana. Há diversos motivos estudados pela ciência para realizar o parto normal, estes motivos vou deixar pra você pesquisar.

De acordo com a minha esposa Daniela, a dor dos pontos e corte da cesárea é maior do que a dor das contrações, me lembro de que na hora das contrações ela achou que não iria agüentar ter o parto normal porque doía muito, mas hoje, depois de tudo feito através da cesariana ela afirma veementemente que a dor do corte e dos pontos é maior do que as dores provocadas pelo parto normal.

Quando minha filha saiu da barriga e tudo estava pronto, o médico nos disse que não havia a dilatação suficiente porque a Catherine estava com o cordão umbilical envolta do pescoço, o que a impedia de descer e abrir caminho. O que levou o médico ginecologista a nos indicar a cesárea.




Se a Catherine veio por cesárea, como sua esposa sabe que o parto normal dói menos?
Nós esperamos durante cerca de 4horas no hospital para ver se havia condições de ter o parto normal, espera esta que levou as contrações a uma periodicidade de 1 minuto e duração de cerca de 40 segundos. O que fez com que a Daniela sentisse todas as dores provocadas pelas contrações.

Então o Dr. Rui foi de muita importância no parto?
Sim, desde o começo tivemos confiança no trabalho dele, e do nosso plano de Saúde, é por isto que novamente vou afirmar: TENHA UM BOM PLANO DE SAÚDE, mais do quê isto, ESCOLHA UM MÉDICO GINECOLOGISTA QUE TE INSPIRE CONFIANÇA

Primeira vez papai..... o início :D

Olá, meu nome é Clayton e sou pai pela primeira vez. Hoje resolvi aderir à sugestão do meu amigo Marcos Neves de fazer um blog relatando a minha experiência como pai. Só decidi fazer isto hoje (07/01/2008) porque tivemos algumas dificuldades e sustos, dos quais só aconteceram por falta de informação, mesmo com todos os preparativos que fizemos, ainda nos faltou algumas informações fundamentais, logo, este blog se destina a preparar os novos pais a esta maravilhosa aventura, que é ser pai.

Neste blog não falarei sobre as coisas boas de ser pai, vou deixar isso por conta do destino, afinal, nós não precisamos nos preparar para receber algo bom, mas sempre precisamos de informações e preparativos para as dificuldades adversas.

Bom... Já que estamos devidamente apresentados, vou dar a primeira sugestão.

Amigo pai, PAGUE UM BOM PLANO DE SAÚDE PARA SUA ESPOSA.
É essencial que no período de gestação a mulher se sinta aparada e segura, não só pelo marido e pela família, mas também por um bom plano de saúde que a deixe confortável e confiante.

Durante todo o período de gestação da minha esposa eu me questionava se estava sendo compensatório pagar o plano de saúde dela, realmente admito que durante todas as 40 semanas eu estava com a pulga atrás da orelha. Mas no final percebi que compensou sim, pois fizemos todo o acompanhamento, e isto colaborou e muito com o nascimento perfeito da nossa filha (falarei mais sobre o nascimento mais tarde).






Qual o nome da sua esposa?
A maravilhosa se chama Daniela

Qual o nome da sua filha?
A gatinha se chama Catherine

Qual plano de saúde que utilizou/utiliza?
Como moro em Maringá/PR utilizamos o PAN.

Qual ginecologista que acompanhou toda a gestação?
Dr. Rui. Este médico é excelente, recomendo!

Este Dr. também foi quem fez o parto?
Sim, nos certificamos que ele estaria disponível durante toda a gestação.